Maternidade, Minha Dica

Perfeição ?

Olá pessoal! Hoje vou dividir com vocês uma situação que vivi dias desses e que me fez pensar muito. Considero mais um desabafo que qualquer outra coisa… Talvez algumas de vocês já tenham passado pela mesma situação e outras queiram saber se há alguma mágica nisso tudo… rs. Mas já adianto a vocês que não há mágica em nada!

Uma amiga muito querida e que também é mamãe outro dia me fez a seguinte pergunta: “Silvia, você tem a Isabella que depende de você para tudo ainda, não tem empregada e sua casa está sempre limpa e organizada, cuida do marido e sempre tem tempo para todos ao seu redor, consegue trabalhar de casa quando necessário, faz festinhas você mesma e agora inventou essa de escrever em um blog… como você consegue tudo isso?”

Bom, primeiro que não dou conta de tudo tão bem assim… tento fazer o máximo e o meu melhor, mas nem tudo é tão perfeito como parece ser. Nas emergências conto com o apoio do marido, da minha mãe e da Lúcia, minha diarista fiel e, no dia a dia, tento me “virar nos 30”, literalmente ! E digo: não é fácil!! Posso dizer uma coisa? Ando bem cansada, às vezes depressiva, com o meu emocional à flor da pele, estressada, no meu limite mesmo!! É muita coisa, gente!! Se quisesse colocar o meu sono em dia diria que entraria em coma! rs Mas posso dizer outra coisa? Sou muito feliz e realizada no papel que escolhi viver hoje. E isso faz parecer, às vezes, que tenho uma vida perfeita… mas não é bem assim! Tenho dias bons e tenho dias ruins como todas as pessoas e a perfeição está longe da minha vida… Mas quer saber ? Essa imperfeição e esse turbilhão que é a minha vida me faz crescer e querer buscar sempre o meu melhor, não só para mim, mas para minha família!

Enfrentar as dificuldades do dia e sentir a vitória no final dele é gratificante! Sabe, nunca fui uma pessoa de reclamar da vida ou dos momentos difíceis que já passei ou passo… muito difícil alguém me ver lamentar disso ou daquilo… na maioria das vezes guardo para mim as frustrações e, talvez, por isso, minha vida pareça perfeita aos olhos alheios. Mas não é! Como disse linhas atrás tenho dias bons e tenho dias ruins e enfrento dificuldades e problemas como qualquer um!

Tem dias que consigo “dar conta de tudo” e tem dias que parece que não consegui sair do lugar!! Acredite! Tem dias que tudo parece acontecer ao mesmo tempo!! Fico “feito barata tonta” de um lado para o outro… como se estivesse andando numa esteira rolante ao contrário… vc já fez isso? Vc anda, anda, corre e não sai do lugar! Tem dias que é assim comigo! Mas não reclamo… talvez por estar feliz nas escolhas que tenho tomado na vida isso me faça ter forças em seguir numa boa, sem lamúrias e reclamações… mesmo com todo o percalço e dificuldade…

Bom, mas voltando ao assunto de como faço para “dar conta de tudo” a dica é que pra ajudar nessa vida doida de cuidar da casa, da filha, do marido e ainda arrumar tempo para trabalhar e “fazer festinhas” (rs) tenho dois alicerces dentro de mim que não abro mão: organização e rotina. A organização da casa e dos afazeres faz toda a diferença! Tendo as coisas no lugar, fácil de encontrar faz com que o movimento do dia flua mais rápido… é agilidade que conta quando se tem um bebê em casa… não dá pra perder muito tempo… afinal queremos estar com eles e as coisas precisam ser práticas! Outra coisa importante que adotei e acho fundamental é ter uma rotina, não só na casa, mas com o bebê também! Desde que a Isabella nasceu tentei introduzir uma rotina de horários com ela. Tem dado certo… de segunda a sexta… rs. Nos finais de semana é mais complicado, mas acho que até ela sabe quando o final de semana chegou… rs.

Brincadeiras à parte, a rotina que criei tem feito toda a diferença na minha vida. Consigo ter horários e a Isabella tem acompanhado perfeitamente tudo isso. Acredito que a rotina para um bebê é fundamental! Primeiro porque o bebê de antemão já sabe o que acontecerá depois disso ou daquilo e não cria expectativas ou ansiedades; e segundo porque desde cedo aprende a entender o tempo e a ordem. E isso, na minha opinião, faz muita diferença.

Daí vc me pergunta: “ah, então é só ter uma casa organizada e introduzir uma rotina que todos os meus problemas estarão solucionados? NÃOOOOOO !!!!!!

E explico o por quê: O “dar conta de tudo” envolve, não só essas duas dicas que dei como também a abdicação! Sim, temos que abdicar de algumas coisas e dar prioridades a outras no dia a dia. Por exemplo: na parte da manhã é rotina aqui em casa sentar com a Isabella na sua brinquedoteca e lermos livrinhos, cantarmos músicas e brincarmos, mas em contrapartida deixo muita coisa que gostaria de fazer, da casa, do blog, dos meus estudos e do meu trabalho para outro momento… Impossível querer tudo ao mesmo tempo. É importante aprender priorizar os momentos, a vida.

Não tem aquele ditado que diz: “cada escolha é uma renúncia”? Pois é… para “dar conta de tudo” renunciamos sempre a alguma coisa ou alguém. Quem vê minha casa organizada e tudo o que tento dar conta não imagina como é para isso tudo acontecer… é muita renúncia e “manga arregaçada” o dia inteiro, não páro um minuto… mas isso é de mim… sempre fui meio ligada no 220, sabe. A Silvia “polvo” (rs) ! Me faz bem ser assim… sou feliz agindo assim…

O importante sempre é estar feliz com suas escolhas e ser grato à Deus pela vida… com isso, superar as dificuldades, correr atrás do prejuízo e tentar ser melhor a cada dia é moleza! Gente, nem sempre teremos dias bons e perfeitos… não corra atrás da perfeição, pois ela poderá frustrar… faça o seu melhor, isso que importa! Vencer as dificuldades e ultrapassar as próprias barreiras é sinal de crescimento e amadurecimento… não tem aquele ditado que diz: “ser mãe é padecer no paraíso”? 🙂

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Carolina 10 de fevereiro de 2015 at 21:13

    Mais outro post que adoreiiiiiiii!!
    Sim amiga, vc e mesmo assim, se entrega de corpo e alma a tudoooo o que faz, por isso as coisas fluem
    Sempre tao bem!!
    Parabens!!!

    • Reply silyamada 11 de fevereiro de 2015 at 00:18

      Obrigada, amiga!!! Seu carinho é minha recompensa!!! Um beijo

    Leave a Reply